Assim como a puberdade, a menopausa é uma fase na vida da mulher com importantes alterações hormonais. Entender o que acontece neste período ajuda a lidar com as mudanças e a buscar os recursos disponíveis para amenizar seus efeitos, sem perder a qualidade de vida e a autoestima.
A menopausa chega geralmente entre 45 e 55 anos de idade – a média das mulheres brasileiras é de 48 anos. Ela ocorre porque o nosso corpo deixa de produzir estrogênio, hormônio responsável por todo o ciclo reprodutivo. Alterações na intensidade e regularidade da menstruação são um de seus primeiros sinais perceptíveis, mas você também pode sentir ondas de calor, insônia, ansiedade e perda de libido. Você provavelmente terá chegado à menopausa quando tiver ficado um ano sem menstruar.
O ciclo menstrual e seus hormônios interferem e muito na vida das mulheres. A pele também está intimamente relacionada aos efeitos desses hormônios. Assim, a entrada na menopausa causa diversos impactos na pele. “Aos poucos, a produção de estrogênio e progesterona cai, diminuindo também a produção de fibras de elastina e colágeno, o que leva a um aumento da flacidez, perda de elasticidade e tônus. A pele fica mais fina, frágil e ressecada”, explica a médica dermatologista Karin Krause Boneti.
O desequilíbrio hormonal característico dessa fase também deixa o rosto mais oleoso e sujeito à acne e pode haver o surgimento de pelos grossos sob o queixo e nas laterais da face.
Para minimizar esses efeitos, a Dra. Karin Krause Boneti dá algumas orientações valiosas e que irão ajudar você a passar por todo esse processo:
Sem dúvida alguma, a proteção solar e a hidratação são essenciais.
A radiação do sol é uma grande vilã do envelhecimento da pele e deve ser sempre combatida por meio do uso de protetor solar na rotina diária.
Levar um estilo de vida mais saudável, como não fumar, praticar atividades físicas e ter uma alimentação rica em proteínas, fibras, ômega 3 e com baixo teor de açúcares refinados a fim de minimizar a perda de colágeno e devolver o tônus da pele são algumas medidas que ajudam a prevenir os efeitos negativos provocados pela menopausa na pele.
O ressecamento da pele também pode ser atenuado evitando-se tomar banhos muito quentes e com a adoção da prática de aplicar hidratante corporal. Já para a face são necessários cremes nutritivos e anti-idade diariamente.
Uma atenção especial também deve ser dada à região ginecológica, que pode apresentar uma tendência a atrofia e ressecamento por conta da deficiência hormonal, devendo-se, nestes casos, fazer um acompanhamento multidisciplinar com dermatologista e ginecologista.
A menopausa é ou não é uma boa razão para as mulheres levarem um estilo de vida saudável?
A Donna Laser também pode ser uma aliada da sua pele quando os pelinhos voltarem a incomodar na menopausa ou as ruguinhas aparecerem. Mas não deixe de procurar acompanhamento multidisciplinar nessa fase importante da vida. Com o suporte de bons profissionais e os recursos disponíveis hoje, a menopausa será uma fase mais tranquila para você.
Comments